sábado, 15 de outubro de 2011

Comunicação em TI

Olá Amigos,


Escrevi dois pequenos textos para um livro que será publicado e gostaria de compartilhar com vocês. Espero que gostem.


O papel da comunicação assertiva na análise de negócio

Atualmente, ainda vemos uma grande deficiência nos profissionais de tecnologia em se comunicar de forma clara e assertiva. Parte se dá devido à formação dos profissionais da área, encontramos sempre um perfil com conhecimentos mais técnicos e pouco desenvolvimento na área de matérias humanas. Esses profissionais ainda trabalhavam muito diretamente com os computadores e pouco com pessoas.
O que devemos perceber, é que a comunicação tem papel imprescindível para o sucesso ou fracasso de um projeto, e vejo no analista de negócios o mais interessado em desenvolver essa habilidade.
Neste capítulo, quero deixar claro que não basta somente elaborar um bom plano de comunicação, mas é necessário humanizar mais o relacionamento com nosso cliente ou parceiro. É importante sentir as pessoas que nos relacionamos nos projetos, e procurar sempre se comunicar de forma clara, objetiva e principalmente com uma linguagem apropriada para cada público, seja em uma reunião, em um telefonema ou num simples email. Na comunicação, nem sempre a formalidade é um sinônimo de boa comunicação, devemos sempre buscar a simplicidade para nos comunicar com eficácia.
Porém, não devemos deixar de lado os controles e métodos da comunicação que nos auxiliam nos projetos.
Alguns artifícios importantes para sucesso na comunicação para o analista de negócios:
      - Padrão de documentos, emails, atas de reunião;
      - Definir meios de comunicar (Email, telefones, reuniões);
      - Fluxograma de comunicação;
      - Relatórios e cronogramas;
      - Indicadores;
      - Periodicidade da comunicação do projeto;
Devemos sempre estar atentos na forma com que nos comunicamos. Os analistas de negócio talvez sejam os principais comunicadores nos projetos, é ele que tem o contato direto com as áreas e clientes, que entende e se faz entender, buscando sempre a melhor maneira de traduzir as reais necessidades do projeto.
Portanto, vale à pena investir nessa área que pode agregar tanto para o sucesso de nossas atividades. Com isso, ganhamos inclusive em nossa vida pessoal, nos relacionamentos diários. Comunique-se, fale, escreva, participe ativamente, mas principalmente ouça, essa é e sempre deverá ser sempre a parte mais importante da comunicação.
E lembre-se, para ser sério não precisamos ser solenes ou formais. Apenas humanos.

“Feedback é o café da manhã dos campeõesRichard Bandler


Elaboração de um modelo ideal para um bom documento de visão

Muito se fala sobre o qual deve ser o padrão ideal e o que deve conter um bom documento de visão. Após uma longa jornada e observação em diversas empresas, pude concluir que não existe um padrão e um modelo ideal que funcione bem para todas as empresas. Existe sim, pontos importantes que sempre devem estar presentes nesse tipo de documento, porém devemos estar atentos a realidade de nossa organização ou projeto
Cada empresa possui um nível de maturidade, e uma forma diferente de elaborar seus documentos, mas pretendo listar quais os principais pontos que um documento de visão deve conter:
      - Título e subtítulo: É a porta de entrada do documento, o que mais irá chamar a atenção de quem estiver lendo. Aqui, devemos resumir em apenas algumas palavras todo o escopo do projeto. Lembre-se, é essencial que o título seja breve e objetivo.
      - Histórico de versão: Importante para mantermos o controle do documento, basicamente deve conter data, versão, descrição da versão e autor.
      - Índice: Também ajuda a controlar e organizar o documento. Ideal que fique em uma página separada dos demais tópicos.
      - Introdução: Descreva nesse tópico o objetivo do projeto e a sua justificativa, deve ser breve, ainda não é o momento de detalhar o escopo.
      - Partes interessadas: Aqui listamos todos os envolvidos no projeto, donos, empresas, clientes, equipes, enfim, todos que direta ou indiretamente fazem parte do projeto. Esse tópico auxilia no plano de comunicação. Importante descrever qual o papel de cada envolvido, e destacar o dono do projeto.
      - Restrições e Premissas: Muito importante estar documentado quais as restrições e premissas assumidas por todos.
      - Escopo: Esse é momento em que devemos detalhar o escopo do projeto, se atente as regras de negócio. Caso necessário acrescente fluxos, figuras, protótipos e exemplos. Mas lembre-se, o documento de visão não é um documento técnico, deve ser voltado para o negócio e de fácil compreensão por todos. Para detalhamento técnico utilize outro padrão de documento. Deixe claro no escopo até as regras simples, é melhor ter a informação explícita a todos. Um boa dica é solicitar para alguém de fora do projeto ler o documento, se ele tiver dúvidas é um bom sinal para você revisar o documento
      - Entregáveis: É importante estar descrito o que será entregue ao final do projeto, liste o que se espera ao final do projeto. Esse tópico deve estar aderente ao que o cliente final necessita.
      - Não contemplado: Mostre também o que não faz parte do escopo, ou seja, o que não está previsto para ser entregue ao final do projeto.
Em suma, não existe “receita de bolo” para um modelo de documento de visão, mas se seguir os passos acima estará mais perto de ser entendido. E não esqueça que nunca é necessário escrever textos longos, difíceis de entender e repetitivos. Faça com que o texto seja simples e objetivo, afinal a simplicidade é a complexidade resolvida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário