terça-feira, 27 de março de 2012

27 de Março - Dia do Teatro


Para comemorar o Dia do Teatro, segue um artigo que escrevi para o Jornal do Santuário São Judas.
“O artista é tão importante para a humanidade quanto o arquiteto, o cientista e o filósofo” João Paulo II

Você sabia que João Paulo II foi ator? E com a frase retirada da Carta de João Paulo II aos artistas começo esse artigo para falar um pouco da arte mágica do TEATRO. Nesse mês de Março em que no dia 27 comemoramos o Dia Internacional do Teatro trazemos essa arte que desde o princípio esteve presente na vida da igreja e que é uma importante ferramenta de evangelização.

Falar de teatro é falar de humanidade, é a arte em que doamos nosso corpo, nossa voz, nosso olhar e nossa alma para a verdade que queremos levar, é olho no olho, é coração a coração. É levar a mensagem de forma diferente, criativa e humana as pessoas. É invadir a imaginação e a vida do expectador, levando mais Deus. Esse é o papel do teatro cristão, ajudar todos a terem uma experiência mais profunda com seu amor e sua misericórdia.

E com essa missão, de evangelizar através da arte surgiu há 20 anos atrás aqui no nosso santuário o Grupo Vivarte!

Formado por jovens que freqüentavam a Paróquia Santuário São Judas Tadeu por vários motivos, ou por terem feito ali a crisma, ou por acompanharem seus pais nas missas dominicais ou por simplesmente estarem passando ali pelas redondezas e por curiosidade entravam na igreja em busca de uma espiritualidade.
Foi quando o Pe. João Luis Uzan, padre que era responsável pela juventude na época, resolveu montar uma peça que falasse a respeito das vocações. O objetivo do padre era fazer com que esta peça fosse apresentada no salão paroquial durante alguns finais de semana para se arrecadar fundos para a reforma do salão.
Aquela simples encenação, despertou naqueles jovens a vontade de fazer algo mais, e assim decidiram se reunir e formar um grupo de teatro.
Este foi o início da história deste grupo que já existe há mais de 20 anos e que ainda hoje continua com o seu objetivo principal o de evangelizar a tudo e a todos através da arte do teatro!

O Vivarte produz anualmente espetáculos para a celebração da Paixão de Cristo e Natal, além de realizar outras produções, com temas como valorização da vida, paz, drogas, violência, fé, caridade, educação e exclusão social. 

Desde 1997 o Grupo Vivarte também organiza e realiza o CRISTOARTE - Festival Nacional de Teatro Evangelizador, de caráter ecumênico, considerado hoje um dos melhores do País, e apoiado pelo setor de Cultura da CNBB. Sempre no mês de setembro, recebemos em nossa sala de teatro - Sala São Judas - aproximadamente 1000 jovens com nosso mesmo ideal: o sonho de EVANGELIZAÇÃO.

O Grupo Vivarte hoje se tornou uma familia, onde todos os integrantes se sentem bem em contar suas histórias de Vida, temos em média 28 pessoas no grupo, contando com crianças e pessoas de mais idade, conversamos sobre todos os tipos de assunto, saímos para nos divertir, viajamos e vamos a missa juntos. 

E não é somente de peças de Teatro que vive o Grupo Vivarte. Fazemos parte do Setor Juventude do Santuário São Judas Tadeu, sendo assim temos as seguintes atividades:

- Responsáveis pela Missa da Juventude - todo 4° Domingo de cada mês as 11:30hs no Santuário São Judas Tadeu.
- Missa de Páscoa.
- Banda do Vivarte (ministério de música responsável pela animação nas nossas missas composto por integrantes do grupo).
- Workshop de Interpretação e exercícios teatrais.
- Festas: Baile Brega e Balada de Cristo para arrecadar fundos para o grupo.
- Festival Nacional de Teatro Evangelizador CRISTOARTE.
- Evangelho encenado nas missas.
- Adoração e Vigília com todo o Setor Juventude do nosso Santuário.
- Vivarte visita sua casa: Visita a casa dos integrantes do grupo e amigos para orações e partilha com a família.

Sempre trabalhando com todo grupo a fim de atingir maior agilidade e maior noção de conjunto e atenção. Desenvolvendo o reflexo, a percepção e a capacidade intuitiva, melhorando as condições de vida do indivíduo dentro do palco e em sua vida pessoal. Hoje nossos ensaios de grupo estão divididos em:
- Jogos dramáticos,
- Exercícios para diminuir a timidez,
- Propagação de voz,
- Improvisações livres e dirigidas,
- Exercícios de dicção,
- Interpretação,
- Preparação corporal e musical,
- Criação de personagens,
- Prática coletiva.

Afinal o teatro é a única arte moldável a qualquer ser humano, qualquer pessoa pode exercê-lo!! Se você gosta de Teatro, é extrovertido ou não, mas está aberto para falar de todos os assuntos e acima de tudo, amar a Deus sobre todas as coisas? Você pode ficar a vontade para entrar no Vivarte, nós estaremos de portas abertas lhe esperando.
Venha conhecer nosso grupo e participar conosco! Não é necessário experiência, apenas vontade! Nos reunimos todos os domingos na Sala São Judas das 15:00 as 18:00. 

Como dizia João Paulo II: "Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte." Mas lembrem-se: O belo atrai, mas é Deus que converte!

Conheça mais sobre nosso grupo no site www.grupovivarte.com

Paz e arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário