sábado, 31 de agosto de 2013

Entrevista Nova Pontocom

Pessoal,

Segue entrevista que fiz para a intranet da empresa em que trabalho, espero que te inspire:

Conte um pouco mais da sua trajetória até chegar onde está hoje, tanto profissional como esportivamente.
Minha trajetória profissional começou em 2001 como estagiário de tecnologia na USP, depois passei por empresas como Unilever, Ford, bancos de investimentos sempre atuando com TI. Até que em 2006 iniciei minha carreia no varejo nas Pernambucanas, participando do startup do e-commerce. Depois fui para a B2W atuar no Projeto da Blockbuster e desde 2009 tenho orgulho de falar que trabalho no Grupo Pão de Açúcar. No grupo atuei no Extra.com.br, participei da fusão com o Pontofrio.com, onde iniciou-se a Nova Pontocom e depois a fusão com o site da Casas Bahia. Hoje atuo no Escritório de Projetos.

Já minha trajetória esportiva se mistura com minha história de vida. Iniciei com 5 anos de idade fazendo Judô, esporte que fiz por 12 anos. Sou muito grato pelo que a filosofia do Judô me ensinou, a disciplina, paciência e respeito. Virtudes que tento levar para todas as esferas da vida. Depois comecei a correr, no começo eram 5km, depois 10km, depois 21km até chegar a algumas Maratonas. Creio que no esporte assim como na vida, temos que nos redescobrir a cada dia, e encontrar sempre uma motivação que nos faça levantar da cama. Pois viver é como andar de bicicleta, é preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.
Com essa motivação pelo desafio também iniciei no triathlon, até que esse ano completei o IRONMAN, uma das provas de resistência mais difíceis do mundo com 4km de Natação, 180km de bike e 42km de corrida. Terminei em 14 horas e 02 minutos. Hoje além do triathlon, faço Yoga, musculação e pilates com sempre dois treinos por dia.
  
É interessante como as duas trajetórias se complementam, mesmo com o ritmo forte do trabalho, o stress nunca me alcança quando estou correndo, é minha válvula de escape. Na minha opinião, correr libera mais que suor.

Se correr cansa? Correr cansa, mas sofá mata.

Quais escolhas fizeram diferença? 
Acredito que a vida é feita de escolhas, procuro sempre as escolhas que me levem a busca da verdade, do essencial e não o superficial. Essencial no sentido etimológico significa: “Aquilo que é, e deveria ser.” E quando fazermos essas escolhas pela verdade as oportunidades aparecem naturalmente. Só que as oportunidade normalmente se apresentam disfarçadas de trabalho árduo e é por isso que muitos não as reconhecem.

Quem esteve presente nessa trajetória?
Muitas pessoas foram exemplos, tive a sorte de ter ótimos gestores, e outros não tão bons assim, mas que me fizeram crescer. Tive pessoas que faziam perguntas ao invés de dar ordens diretas, pessoas que me ensinaram que não mudamos com cobrança, mudamos com exemplo. E pessoas que me ensinaram que feedback é o café da manhã dos campeões.
Tive líderes de verdade, aqueles que são capazes de gerir pessoas sem o poder de punir ou premiar. Mas com certeza quem mais esteve presente nessa trajetória foram meus pais, irmãos e minha esposa.

Fale um pouco da importância do esporte na sua vida.
O esporte já faz parte da minha vida, é uma das grandes prioridades, pois se não arrumamos tempo para nossa saúde, teremos que arrumar para a doença. É bom cuidarmos no nosso coração, antes que um médico precise abri-lo.
No esporte, assim como na vida você pode encarar seus medos dizendo que os respeita, mas que você é muito melhor do que eles imaginam, e não serão eles que ficarão entre você e seus objetivos.
Na minha vida o esporte é o equilíbrio entre o corpo, alma, mente e coração.

Explique um pouco da sua área e importância para a empresa:
Acho que posso resumir  o objetivo da área em uma frase: “Fazer o certo de forma certa!” Fazer o certo ajudando a escolher e priorizar os projetos certos para o momento da empresa e de forma certa com metodologia de gestão de projetos, mas principalmente agregando real valor ao sucesso dos projetos.
Somos responsáveis pela ativação de horas dos Projetos, por acompanhar, medir e consolidar as informações de todos os Projetos, dar visibilidade e principalmente ajudar diretamente em alguns projetos estratégicos. 
O que faz você feliz aqui? 
Muitas coisas me fazem feliz aqui. Há muitos anos atrás li o livro do Abílio Diniz chamado “Caminhos e escolhas”, que me fez ter o desejo de trabalhar no Grupo Pão de açúcar. Quando entrei, tive a certeza que aqui é lugar de gente feliz, a filosofia, os valores do grupo muito ligados a qualidade de vida e esporte me fazem ter certeza que estou no lugar certo. Poder conciliar o trabalho com outras atividades como o esporte, música, teatro e trabalho voluntário também me fazem feliz aqui. 

Me faz feliz também saber que a pessoa que senta ao meu lado emagreceu 8 quilos e melhorou seus níveis de colesterol em partes por algum incentivo meu J. 

Poder também atuar com muita gente competente faz valer a pena, e perceber que as diferenças longe de dividir, harmonizam.

Qual foi o seu melhor momento na Nova? 
Na nova, especificamente na minha área, a cada dia temos um novo desafio, a cada dia uma pequena vida! Creio que o melhor momento ainda está por vir, mas sem dúvida o melhor momento é agora, tanto pela área, pelo cenário do mercado quanto pelo momento da empresa. 

Uma coisa que aprendeu com o esporte
Aprendi que só na disciplina tiramos o nosso melhor e sem trabalho duro, as palavras não significam nada. Para a maioria das atletas a preocupação é o corpo, mas é a mente e o coração que fazem o corpo se mover, e eles também precisam ser treinados.

Qual o seu maior sonho de vida? 
Tenho muitos, acredito que um homem começa a morrer quando deixa de sonhar. O engraçado é que no geral pedimos a Deus o dispensável, se nosso sonho depende de dinheiro ele é muito barato. E vejo algumas pessoas que são tão pobres, que não tem nada além de dinheiro.

Por isso meus sonhos são mais reais e simples. Ser PAI é o meu próximo sonho. (Pra mim, ter um filho e, ser um pai, são duas coisas BEM diferentes).

Pretendo também fazer uma prova de ciclismo de 800km, porém se você tem vários sonhos e não corre atrás deles, talvez precise refletir um pouco sobre sua vida. Pois os nossos sonhos são somente boas intenções a menos que imediatamente degenerar em trabalho duro.

Meu sonho é ser quem pareço ser, e as vezes temos de deixar de sonhar e, de alguma forma, partir. 

Deixe uma dica para quem está lendo sua entrevista:
Não espere grandes ideias, pequenas ações constantes trazem resultados significativos. O sucesso é mais uma questão de transpiração do que de inspiração. Que a cada dia você seja uma versão melhorada de si mesmo. Avalie sempre se você é parte do problema ou da solução.

E lembre-se do preço exorbitante que a sua saúde pode pagar pelas preocupações e tenha a certeza de que nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
  
Nos vemos na Maratona do GPA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário